Personagens

 

            A obra de Graciliano Ramos chamada São Bernardo, se passa no interior de alagoas, e conta com os protagonistas Paulo Honório - rico latifundiário, que tinha como sonho modernizar a sua fazenda São Bernardo - e Madalena - eterno amor de Paulo, que não ver nada positivo no sucesso dele e suicida-se.

O restante da obra é composta por 17 personagens, que são:

Negra margarida: criou Paulo Honório desde sua infância. Quando adulto, já rico, trouxe negra margarida para viver com ele na fazenda São Bernardo.

Tubarão: é o cachorro de Paulo Honório.

Dona glória: tia de madalena e despertou uma enorme aversão de Paulo Honório sobre ela.

Salustiano Padilha: antigo dono da fazenda São Bernardo e morreu sem realizar seu único sonho, que era ver seu único filho tornar-se doutor.

Germana: foi a primeira namorada de Paulo Honório e de quem ele se apaixonou, a moça teve um caso com João Fagundes e provocou uma tragédia feita por Paulo, onde ele bateu na moça e esfaqueou João Fagundes, como punição foi preso, onde aprendeu a ler com Joaquim sapateiro.

Luís Padilha: após a morte de seu pai, se envolveu com mulheres, bebidas e drogas, com isso adquiriu muitas dívidas e sua única saída era passar o nome da fazenda a Paulo Honório, mas nem por isso deixou de morar lá, pois Paulo contratou Luís como seu professor.

Seu Ribeiro: era um velho, viúvo que Paulo encontrou em Maceió e o levou para São Bernardo para trabalhar como seu guarda-livros.

Joaquim Sapateiro: foi o responsável pelo aprendizado da leitura de Paulo Honório.

Mestre Caetano: cuidava de uma pedreira e por isso adoeceu, madalena que o ajudou na sua doença.

Azevedo Gondim: é redator e diretor do jornal o cruzeiro, amigo de Paulo Honório e por causa de uma idéia que dizia que um artista não pode escrever como fala, se desentendeu com Paulo Honório.

Casimiro Lopes: amigo fiel de Paulo Honório desde a época mais difícil, e executa o que Paulo manda sem contestar.

João Nogueira: advogado e amigo de Paulo Honório.

Mendonça: dono da fazenda bom-sucesso e foi morto com um tiro quando voltava de uma eleição em um domingo.

Dr. Magalhães: juiz, amigo de Paulo e o único de seus vizinhos do qual não teve conflito, na sua ambição de aumentar suas terras.

Marciano: cuidava dos bichos, e certo dia Paulo brigou com madalena por ter batido nele.

Costa Brito: tentou tirar dinheiro de Paulo e levou chicotadas nas ruas, por tentar difamar o nome do mesmo.

Rosa: casada com Marciano e mantinha caso com Paulo Honório. 


Crie o seu site grátis Webnode