Sintese

 

A verdadeira história só começa a se desenrrolar a partir do 4º capitulo, onde Paulo Honório volta para sua antiga cidade, Viçosa - Alagoas, onde trabalhou para Salustiano Padilha, antigo propietáro da fazenda Sã Bernardo. Logo que volta para a antiga cidade, procura o então filho do seu ex-patrão. Logo se cria uma amizade, e Paulo começa a emprestar-lhe dinheiro. No intuito de comprar a fazenda, negocia com Luis Padilha o preço - para Padilha, a fazenda não valia nada, era uma "pinoia", só tinha um valor sentimental, pois seu pai tinha construido-a. Depois de muita negociação, a compra/venda foi realizada por 48 contos. De certa forma, bom para Paulo, que na verdade nao teria que pagar quase nada, pois descontando o valor de emprestimos feitos a Padilha, não lhe sobraria nada. Por outro, a fazendo valia muito menos, mais para realizar um sonho, vale tudo.

Após comprar a fazenda, Honório começa a trabalhar e reforma-la. Junto com o seu braço direito Casimiro Lopes, que na verdade é uma espécie de gerente da fazenda.

Logo que chega a sua terra, ver que as cercas de outra fazenda está tomando uma parte de seu território, e logo vai atrás de colocar tudo nos seus devidos limites. O dono da fazenda é Mendonça, que logo é morto, em uma armadilha. pois se recusava a colocar as cercas no limite certo. Após conseguir os tão queridos limites certos, começa a usar o mesmo metodo do falecido vizinho, e invade as fazendas em torno de São Bernardo. Com esse desbravamento, perde 2 capangas, e leva um tiro de raspão, porém, nada que lhe impedisse de mordenizar a fazenda!

Compra máquinas, introduz gado de raça, faz um açude, instala rede elétrica, constrói uma igreja e uma escola e envolve-se na política, chegando a receber a visita do governador do estado. Como professor da escola, contrata Luis Padilha.

Traz para a fazenda, a velha Margarida, que quando mais novo, serviu de família para Paulo, que não conheceu seus pais.

Ficando velho, Honório procura uma mulher, para gerar um filho, que seria seu herdeiro. Começa a sua procura, tratando as mulheres como sempre tratou tudo: como objetos. Idealiza uma moça morena, cabelos escuros e perto de 30 anos. A primeira que se assemelha é a filha do juiz, Marcela. Porém, resolve se casar com Madalena, uma professora, que quando recebe a proposta do negócio, aceita.

Não muito tempo depois de casado, começam os desentendimentos. Paulo Honório, no início, acredita que ela com o tempo se acostumaria a sua vida. Madalena, mulher humanitária e de opinião própria, não concorda com o modo como o marido trata os empregados, explorando-os.

Ela torna-se a única pessoa que Paulo Honório não consegue transformar em objeto. Socialista, Madalena é um obstaculo para a dominação de Honório. Sentindo que não consgue controla-la, começa a ter ciúmes execivos, cometendo repressões, ofensas e humilhações a mulher. O casal tem um filho, mais nada muda. Paulo não sente amor po ele, e odeia seus choros. A vida angustiada e o ciúme exagerado, acabam por levar Madalena ao suícidio. Depois disso, Paulo se ver acuado, amigos desaparecem, empregados vão embora, ele fica sozinho. Até a sua tão sonhada fazenda, está em ruinas.

Se vendo nessa situação, resolve escrever a história da sua vida, e com isso nasce o livro São Bernardo.